quinta-feira, 9 de outubro de 2008


Por nossa Colaboradora Bel:





Os Ombros Suportam o Mundo


Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.

Tempo de absoluta depuração.

Tempo em que não se diz mais: meu amor.

Porque o amor resultou inútil.E os olhos não choram.

E as mãos tecem apenas o rude trabalho

E o coração está seco.


Em vão mulheres batem à porta, não abrirás.

Ficaste sozinho, a luz apagou-se,mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.

És todo certeza, já não sabes sofrer.

E nada esperas de teus amigos.



Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?

Teu ombros suportam o mundo

e ele não pesa mais que a mão de uma criança.

As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios

provam apenas que a vida prosseguee nem todos se libertaram ainda.

Alguns, achando bárbaro o espetáculo,prefeririam (os delicados) morrer.

Chegou um tempo em que não adianta morrer.

Chegou um tempo em que a vida é uma ordem.

A vida apenas, sem mistificação.



REFERÊNCIA: Carlos Drummond de Andrade em Sentimento do Mundo de 1940.

.

7 comentários:

vivi disse...

Oi! Meninas... nossa Bel, 1940! No entanto me parece tão atual não?! rsrs...
Rsrs... acho que o Google nunca recebeu tantas consultas de quem é?! rsrs... o que significa essa palavra?! rsrs... Meu tico e teco agradece rsrs... tantos poetas...
"Duplinha"... minha amiga pediu para agradecer... ela me disse:" que sempre que lê esse poema Navio Negreiro... ela tem a impressão de escutar o choro e sentir o sofrimento dos escravos... "
Conversamos e ela me disse que gosta de Eça de Queirós, também rsrs... No entanto me pediu para ler um poema "O ovo"... e eu lhe disse: "hummm.... quem escreveria um poema sobre um ovo?!... Leia vivi... João Cabral de Melo Neto... ok! ... rsrs... Como é possível na simplicidade de um ovo, pude sentir... o ciclo da vida... e na sua forma visualizar esse mesmo ciclo... Hummm... ainda me pergunto é isso?! Como é possível... tamanha simplicidade rsrs...
Meninas... um ótimo final de semana para vocês... Abraços...

Anônimo disse...

Vivi,

Parece que a coisa com essa amiga tá ficando séria!! Todos os detalhes são bem vindos hein!!! Rss Tá eu sei prometi a mim mesma não perguntar mais nada!! Rss João Cabral é um grande poeta, gosto muito, veremos o que Papillon seleciona para ti ok?

Papillon, não tinha dado tempo de passar por aqui mas Drummond é sempre Drummond e eu adoro!!! Como te disse nesse realmente ele tava inspirado!! Grande poeta sempre estará entre os meus pedidos !!! É um presente!!

vivi disse...

... rsrs... Não linda Bel!!! não temos detalhes... está sendo muito bom conversar com ela, foi uma surpresa agradável...assim como a senhorita rsrs... e Papi... com esses poemas e autores diversos rsrs... comento sempre sobre os autores, os poemas... e ela vai dissertando o que sabe sobre eles rsrs...
... Uma ótima semana para vcs...Abraços!!!
p.s.: pode perguntar sempre dona curiosa kkkk...

Anônimo disse...

Ahh Vivi, é diferente você sabe nossa relação (entre você, eu Papillon enfim...) é virtual não há um digamos... olho no olho e coisa e tal... só amigas... ok ok eu acredito, acredito mesmo!!!

Como diria Clarice Lispector: "acreditar chorando" Rsss sem problemas quer dizer que eu posso perguntar... ahh pq você não disse logo quero saber TUDO, ABSOLUTAMENTE TUDO!! Rss ops deixa isso prá lá...

Ps: você não comentou o texto de Charlotte no outro blog senti sua falta!!!

vivi disse...

kkk... Ai Bel rsrs.. só vc viu kkk... então o quase, até posso sabe mas o tudo, acho que Papi vai censurar... kkk... Brincadeira ... é só isso mesmo rsrs... Clarice Lispector... mais uma prá mim.... Lá vai eu pró Google de novo rsrs...
rsrs... sinta não meu bem já passei por lá.... é que charlotte manda estava fazendo umas experiencias... como um certo alguém kkk... ate encontrar a pessoa certa... Hummm Bel... vc mente limitada...kkk... essa piada eu gostei kkkk...
Beijus... Lindas!!!

Anônimo disse...

Vi,

Eu sabia que não me contaria TUDO!!! Sem problemas aos poucos eu descubro.... Rsss

Beijos

Ps: Adorei seu comentário no café mas e o nós foi pra onde?? Rss

vivi disse...

Bel, kkkk... então tá... eu deixo rsrs... Obrigada! O nós quem?! Nós todas?! ou o nós vc e eu, eu e vc?! kkkk...
Lindas!!! Beijus... e ótimo final de semana....