quinta-feira, 23 de outubro de 2008




Por nossa Colaboradora Bel 3 lindos Poemas:





OS POEMAS

Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto
alimentam-se um instante em cada par de mão
se partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhoso espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...

REFERÊNCIA: Mário Quintana em Esconderijos do tempo, 1980




FILHOS DO FOGO

Não foi o cansaço da jornada
Que de novo nessa noite nos venceu,
Mas um sofrimento antigo, igual a sempre,
A realidade com sua mão espadaúda
Juntando a poeira de uns castelos demolidos,
De tudo extraindo o que sobra de nosso, afinal:
O irreversível.


Cultivamos rituais silenciosos,
Temos dentro de nós a alma do mundo.
Fomos feito para a solidão,
A mesma que sente um animal
Ao largar o seu rebanho
E esperar a morte suavemente
Numa longa tarde de chuva em Gibeon.

Damos calor às coisas enquanto é tempo
E mais tempo há enquanto estamos mudos.
Gozamos um amor tranqüilo, sem heroísmo.
Assim acontece certas vezes, por espanto:
De um golpe, o infinito nos apanha.

REFERÊNCIA: Mariana Ianelli em Fazer Silêncio (2005)


As sem-razões do amor

Eu te amo porque te amo.
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.


Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.


Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.


Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.

REFERÊNCIA: CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE em Corpo1984

11 comentários:

vivi disse...

Papi... Bel... lindos poemas, ótimas escolhas... PERFEITO!!! Dupla mais que perfeita não rsrs....
Beijus...
Papi... fui ver Picasso, me lembrei de ti... pois o francês se fez presente...rsrs... Lindo!!!

Papillon disse...

Eu também adorei essa seleçã...realamente eu e Belzinha estamos nos entendendo perfeitamente....

O francês é lindo e com Picasso melhor ainda!!

Bjs.

Anônimo disse...

Ops eu não contava com isso!!!! Tudo de uma vez é overdose!! Rsss
Papillon menos querida não faz isso meu coração é fraquinho...fraquinho!
Não dá nem para eu escolher...ahh fui eu que escolhi Rsss kkkkkkkkk Assim as pessoas vão achar que eu sou uma fábrica de poemas...não vão pensando que tiro eles da cartola não é um trabalho deliciosamente árduo!! Rss

Vivi vc tá rápida hein!!! Picasso ô mulher chic e de bom gosto!!

vivi disse...

kkk... E não é mesmo Bel querida!!! Mágica é você rsrs... do encantamento rsrs... Mas fica assim não!!! Se seu trabalho é árduo, sabemos kkkk... principalmente papi, porisso seu coraçãozinho tem que aguentar kkkk...
kkkk... chic sei não hein!!! quanto ao bom gosto kkk thanks... kkk...
Ops.!!! já ia me esquecendo ... adorei encontrar-me com a duplinha no fórum...
Vc é uma caixinha de surpresas não kkk... hummm... São Paulo capital kkk quem diria kkk... Pena que o hórario prá mim é ruim rsrs... Aqui segunda de manhã... mas... fazer o que né... kkk...
Beijus!!! Já disse né mas vou faze-lo novamente adoro os poemas...

Anônimo disse...

Vivi eu uma caixinha de surpresas?? Não claro que não!! Rss Paulistana desde que nasci e essa cidade está encarnada em mim é a minha cara... não consigo me desgrudar dela acredita??
Eu tb adorei te encontrar no Fórum quem sabe com minhas férias chegando eu não terei mais sorte da próxima vez!! Rsss

bjs

ps: agora entendo quando vc me disse que sua amiga recordava do Brasil com Castro Alves é verdade aí isso deve ganhar outra coloração!!Rsss

Papillon disse...

Já que Vivi trousse a Criatura é melhor passar algumas informação sobre ele e falando ontem com Cocci achei melhor deixar claro aqui que ele não é Francês.

E poruqe não usar o nosso google!!
Encontrei:http://pt.wikipedia.org/wiki/Pablo_Picasso

Picasso.

Nasceu em Málaga, Espanha, e recebeu o nome completo de Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santíssima Trinidad Ruiz y Picasso, filho de María Picasso y López e Don José Ruiz Blasco.

Em torno do seu nascimento surgiram várias lendas, algumas das quais Picasso se esforçou a promover. Segundo uma delas, Picasso nasceu morto e a parteira dedicou a sua atenção à mãe acamada. Só o médico, Don Salvador, o salvou de uma morte por asfixia soprando-lhe fumo de um charuto na face. O fumo fez com que Picasso começasse a chorar. O seu nascimento no dia 25 de Outubro de 1881, às onze e um quarto da noite, seria assim descrito por Picasso aos seus biógrafos, que a publicavam de boa vontade.
Após iniciar como estudante de arte em Madrid, Picasso fez sua primeira viagem a Paris (1900), a capital artística da Europa. Lá morou com Max Jacob (jornalista e poeta), que o ajudou com a língua francesa. Max dormia de noite e Picasso durante o dia, ele costumava trabalhar à noite. Foi um período de extrema pobreza, frio e desespero. Muitos de seus desenhos tiveram que ser utilizados como material combustível para o aquecimento do quarto.

Em 1901 com Soler, um amigo, funda uma revista Arte Joven, na cidade de Madri. O primeiro número é todo ilustrado por ele. Foi a partir desta data que Picasso passa a assinar os seus trabalhos simplesmente “Picasso”, anteriormente assinava “Pablo Ruiz y Picasso”.

vivi disse...

Olá! meninas... olá! Papi, penso que não me expressei bem ao comentar sobre minha ida a exposição de Pablo Picasso. "...Papi... fui ver Picasso, me lembrei de ti... pois o francês se fez presente...rsrs... Lindo!!!". O francês em questão, não é Pablo e sim a Língua francesa, tanto a falada como a escrita. As principais obras eram apresentadas a nós na língua francesa e feita a tradução simultânea em Inglês e Japonês. A apresentação escrita também rsrs...foi quando de ti me lembrei rsrs...
Essa exposição de Picasso pelo que fiquei sabendo é a maior exposição em volume de obras dele fora de Paris. E é denominada como uma retrospectiva de Picasso...
Vimos obras datadas de 1904- "Madeleine"; 1907-1906 "Etude Dour L`Amitie"; 1911-"Homme à La Mandoline"; 1921-"La lecture de la lettre"; 1931-"Téte de femme"; 1946 - Portrait de Françoise"; 1951-"Massacre in Corée"... Enfim muitas outras .rsrs.. ele adorava retratar mulheres e suas formas rsrs... Gostei bastante de "Deux femmes Courant sur la plage"...

Para quem se interessar essa exposição ficará aberta até Dec 14, 2008 "The National Art Center, Tokyo".
Beijus!!!

vivi disse...

rsrs... Oi Bel! Ok. então vixe mais uma vez vou me expressar melhor kkk.. uma caixinha de agradáveis surpresas kkk...De Sampa... kkk idem!!! Quem sabe com vc de férias a gente se encontra mais vezes não?! rsrs.. Senti sua falta neste domingo, passei no Fórum pra dizer um oi rsrs.. Beijus....

Papillon disse...

Valeu a informção Vivi!! Tudo vai ficar mais que claro agora, não é?

Até Dec 14, 2008 "The National Art Center, Tokyo"??
Gostaria muito, mas infelizmente não será possível kkkkkk
Beijos para todas!!

Charlotte disse...

Bel em dose tripla!!!
Vc não tem deixado por menos Belzinha...muito bom.

Nossa...venho aqui para ler poemas e relaxar...Mas, sempre saio com algo a mais...Valeu.

Um beijo meninas...

vivi disse...

Sim... Papi no The National Art Center, em Tokio.
Hehehe.. e assim que terminar a exposição de PICASSO.
Olha outra criatura prá ti...
"LOUVRE". "L`Enfant Dans Les Collections Du Musée Du ... Sua exposição começará dia 25/03/2009 e ficará exposta até 01/06/2009.
URL. http://www.nact.jp/
Beijus...