sexta-feira, 24 de outubro de 2008


Assim eu vejo a vida
(Cora Coralina)

A vida tem duas faces:Positiva e negativa

O passado foi duro

mas deixou o seu legado

Saber viver é a grande sabedoria

Que eu possa dignificar

Minha condição de mulher,

Aceitar suas limitações

E me fazer pedra de segurança

dos valores que vão desmoronando.

Nasci em tempos rudes

Aceitei contradições

lutas e pedras

como lições de vidae delas me sirvo

Aprendi a viver.





HOJE ME DEI CONTA
(Fernando Pessoa)


Hoje me dei conta de que as pessoas vivem a esperar por algo

E quando surge uma oportunidade

Se dizem confusas e despreparadas,

Sentem que não merecem,

Que o tempo certo ainda não chegou,

E a vida passa e os momentos se acumulam

Como papéis sobre uma mesa.

Estamos nos preparando para qualquer coisa

Mas ainda não aprendemos a viver,

A arriscar por aquilo que queremos,

A sentir aquilo que sonhamos.

E assim adiamos nossos dias

E nossas vidas por tempo indeterminado

Até que a vida se encarregue de decidir por nós mesmos,

E percebemos o quanto perdemos

E o tanto que poderíamos ter evitado.

Como somos tolos em nossos pensamentos limitados,

Em nossas emoções contidas,

Em nossas ações determinadas.

O ser humano se prende em si mesmo

Por medo e desconfiança vive como coisa

Num mundo de coisas

O tempo esperado é o agora,

o hoje tem o nome de "presente" porque é isso que ele é.

Sua consciência lhe direciona,

Seus sentidos lhe alertam,

E suas emoções não mais são desprezadas.

Antes que tudo acabe é preciso fazer iniciar,

É preciso saber reiniciar mesmo com dor e sofrimento,

Antes arriscar do que apenas sonhar,

Ou o pior: ficar esperando...

5 comentários:

Peh Noir disse...

oi querida amiga... Lindo texto... Os dois.

Cora Coralina... adoro.

vivi disse...

Oh!!! meu DEUS!!! .. que coisa mais linda!!! Cora sempre Cora... Beijus

Anônimo disse...

Não acredito visita ilustre por aqui!!! Que surpresa boa!! Rss Quisera eu poder oferecer um suco, um café??? Fique a vontade e se puder volte sempre!! Please!!! Rss

Quem sabe se essa ilustríssima não consegue colocar um pouco de juízo nessa sua cabeça Papillon pois a minha já se confundiu... os dois poemas tão belos, diferentes e com cores tão vibrantes que precisaria mais do que uma tela de comentários para me pronunciar....

Charlotte disse...

Papi...obrigada por trazê-la de volta... Cora coralina, minha mocinha poeta... Quem melhor do que ela para ver e a vida.

Papi, suas escolhas nos faz pensar no quanto nos tornamos expectadores da própria vida, às vezes. Lindos...
Mas uma vez, obrigada, e traga sempre essa goiana aqui..ela sempre terá muito a nos dizer..

Oreste disse...

Ciao Papillon, un bacio da Roma.