sábado, 24 de janeiro de 2009

Sampa(Caetano Veloso)






Alguma coisa acontece no meu coração


Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João


É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi


Da dura poesia concreta de tuas esquinas


Da deselegância discreta de tuas meninas


Ainda não havia para mim Rita Lee


A tua mais completa tradução


Alguma coisa acontece no meu coração


Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João


Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu rosto


Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto


É que Narciso acha feio o que não é espelho


E à mente apavora o que ainda não é mesmo velho


Nada do que não era antes quando não somos mutantes


E foste um difícil começoAfasto o que não conheço


E quem vende outro sonho feliz de cidade


Aprende depressa a chamar-te de realidade


Porque és o avesso do avesso do avesso do avesso


Do povo oprimido nas filas, nas vilas, favelas


Da força da grana que ergue e destrói coisas belas


Da feia fumaça que sobe, apagando as estrelas


Eu vejo surgir teus poetas de campos, espaços


Tuas oficinas de florestas, teus deuses da chuva


Pan-Américas de Áfricas utópicas, túmulo do samba


Mais possível novo quilombo de Zumbi


E os novos baianos passeiam na tua garoa


E novos baianos te podem curtir numa boa



Nenhum comentário: