quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Colaboração de Bel.





XIII

É tempo para dizer
Se prefiro o teu amor
Àqueles, aos doces ares
Da minha campina em flor.
Tu que projetas e inventas
Estruturas ascendentes
E sonhas com superfícies
Além deste continente,
Tu que conheces melhor
As coisas do querer bem
(Porque até agora te quis
E antes não quis ninguém)
Tu, bem o sei, me pressentes.
E mais ainda, me vês
Tão perto do querer ser
Deste amor sempre contente.
Ah, descantares, lamentos,
As leves coisas do tempo
Têm seu tempo e seus altares.
É tempo para escolher
O anoitecer nas planuras
E o contemplar luaceiros
E é tempo para calar
A estória dos meus roteiros.
Paisagem, tu me alimentas
De verde, de sol, de amor.
E numa tarde tranqüila,
Nos longes, seja onde for
Lembra-te um pouco de mim:
Que eu morra olhando as alturas.
E que a chuva no meu rosto
Faça crescer tenro caule
De flor. (Ainda que obscura)

REFERÊNCIA: Hilda Hist em Do Amor. São Paulo, Edith Arnhold/Massao Ohno Editor, 1999

TEMA E VARIAÇÕES

Sonhei ter sonhado
Que havia sonhado.
Em sonho lembrei-me
De um sonho passado:
O de ter sonhado
Que estava sonhando.
Sonhei ter sonhado...
Ter sonhado o quê?
Que havia sonhado
Estar com você.
Estar? Ter estado,
Que é tempo passado.
Um sonho presente
Um dia sonhei.
Chorei de repente,
Pois vi, despertado,
Que tinha sonhado.
REFERÊNCIA: Manuel Bandeira em Opus 10 de 1952 hoje integrado a obra Estrela da Vida Inteira.


Soneto

Não és bom, nem és mau: és triste e humano...
Vives ansiando, em maldições e preces,
Como se a arder no coração tivesses
O tumulto e o clamor de um largo oceano.
Pobre, no bem como no mal padeces;
E rolando num vórtice insano,
Oscilas entre a crença e o desengano,
Entre esperanças e desinteresses.
Capaz de horrores e de ações sublimes,
Não ficas com as virtudes satisfeito,
Nem te arrependes, infeliz, dos crimes:
E no perpétuo ideal que te devora,
Residem juntamente no teu peito
Um demônio que ruge e um deus que chora.

REFERÊNCIA: OLAVO BILAC em Poesias Olavo Bilac da Virtual Books www.terra.com.br/virtualbooks

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigada pela retribuição!

eu achei seu espaço bem pertinho de mim, mais ñ tinha parado para vê.

Gostei das poesias...

que linda esse post de Hilda, belo belo belo!!!


meus filmes... ahhh sou apaixonada por cinema!
Não sou cabeçaaa neles rsrsrs.. mais gosto bastante!!!!


Grata pela visita,
abraço!