sábado, 3 de janeiro de 2009

Pra me conquistar...





Pra me conquistar...
(Martha Medeiros)

pra me conquistar
basta dizer tudo aquilo
que nunca ouvi de ninguém
vestir como homem e não como gay
me tocar sem medo, sem segredo
entrar e sair da rotina sem que eu note
me levar para lugares exóticose lugares comuns
saber ficar em silêncio e assim me dizer tudo
gostar de rock como eu gostoe de coisas que eu não gosto
compreender a vida como é
e buscar o outro lado
saber a hora exata de ficare ir embora
mas não vá


Poesia Reunida, L&PM Editores, 1999 - Porto Alegre, Brasil


2 comentários:

Coccinelle disse...

Querida Pappi!
Em primeiro lugar quero dizer que adoro seu blog, do nome ao conteúdo. Você já sabe disso, pois colaboro com o maior prazer. Entretanto não gostei dessa última poesia postada "Para me conquistar", da Marta Medeiros. Trata-se de um poema, a princípio, escrito por uma pessoa aparentemente arrogante e preconceituosa, além de muito centrada em si mesma. Para conquistá-la é necessário estar sempre disposto ou disposta para atender a todos os seus desejos e caprichos de menina supostamente mimada que não admite ser contrariada. Gostar do que ela gosta, a exemplo do rock n'roll. E o que a pessoa ganha em troca? Não fica claro. Acho que ela exige demais e dá pouco em troca. Por fim, a autora se revela uma mente preconceituosa e limitada ao dizer "vestir como homem e não como gay". O que significa isso? Por acaso gays não são homens? Deixo esse comentário como reflexão, afinal, se estamos tentando combater a homofobia no blogger e em qualquer outro espeço, não podemos servir de veículo para idéias homofóbicas, preconceituosas e limitadas ao próprio umbigo. Abraços e beijos.

Papillon disse...

Criatura ÚNICA( entre outras )da terra!!

Vejo, mesmo que você não gostou de Martha Medeiros.....
Mas criaturinha vermelha das pintinhas pretas...Qual o Ser Humano que não é egoísta por natureza e não tem seus mimos e egocentrismos? Poderia você atirar a primeira pedra ??? Quanto a sua interpretação de preconceito eu vejo de uma outra maneira ou não o teria publicado....”Vestir como homem e não como gay”...é que ela talvez se encantou por um gay e desejava um heterossexual e pensou posso vestir-lo como um homem e ela poderia ter dito “Vestir como homem e não como uma mulher” Seria então preconceito....mas se a paixão dela era por um gay e não tinha chances de revelar isso se não fosse assim...

Bem, mas suas criticas são bem vindas e me atentarei a essas ambigüidades que podem ser causadas nos poemas....Obrigada!!! E continuamos na luta ao combate a homofobia no blogger e em qualquer outro especo!!

Beijos no coração!!
Papis!!!