segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Timidez
(Cecília Meireles)


















Basta-me um pequeno gesto,

feito de longe e de leve,

para que venhas comigoe

eu para sempre te leve...



— mas só esse eu não farei.


Uma palavra caídadas

montanhas dos instantes

desmancha todos os mare

se une as terras mais distantes...


— palavra que não direi.

Para que tu me adivinhes,

entre os ventos taciturnos,

apago meus pensamentos,

ponho vestidos noturnos,


— que amargamente inventei.


E, enquanto não me descobres,

os mundos vão navegandonos

ares certos do tempo,

até não se sabe quando...


— e um dia me acabarei.

12 comentários:

vivi disse...

...Me senti tocada..., entendida... afinal, em algum momento de nossa existência... ela a "timidez". Se faz presente... nos tornando ausente... mas... presente quando necessário...
Beijus...LINDO!!! Papi.

vivi disse...

...rss...Oi!!! Papi... Quanto a timidez... Me senti, tocada... entendida... por ela... a "timidez"!... presente em algum momento de minha existência... me tornando ausente... mas presente quando necessário... Beijus!!!

Anônimo disse...

Contemplativa essa timidez hein.... Cecília é ótima sempre nos leva como no poema por mares que nunca naveguei...

Aliás você poderia colocar a obra de referência assim posso localizar os poemas por aqui caídos pela minha estante... eles como eu poderão ver a luz!!!

bjs e Papillon já te agradeci por esse espaço??? MUITO MUITO OBRIGADA!!

Unknown disse...

E aí linda... essa minha timidez...me impede de te falar diretamente...então pedi que alguém o fizesse por mim...(risinhos acanhados)...

Timidez...

"Talvez escreva um poema
No qual grite o seu nome
Nem sei se vale a pena
Talvez só telefone
Eu me ensaio, mas nada sai
O seu rosto me distrai
E, como um raio,
eu encubro , eu disfarço
eu camuflo, eu desfaço
Eu respiro bem fundo
Hoje digo pro mundo
Mudei rosto e imagem
Mas você me sorriu
Lá se foi minha coragem
Você me inibiu"
(Biquini Cavadão)

Papillon disse...

Oi, Meninas!

Estou muito feliz desse encontro com os poemas e com esse meu cantinho...e que agora posso chamar de nosso...Bienvenue mes amies!!

Quanto a campnha, veremos quando Dezembro chegar, ok!! Estou fazendo o possível para atualizar nesse meu pouco tempo para que vocês naveguem com prazer....

Vivi,vc é mesmo tocante como essa timidez!!

Bel,infelizmente não tenho as refêrencias de dessa linda obra e muitas poesias eu tenho anotadas ou pego na net....desculpe não sou realmente a Deusa da cultura kkkk

Charlotte, meu bem Deusa da informaçao acanhada..adorei!! Obrigada.

Vivi, Bel e Charlotte beijinhos para todas e realmente muito,muito obrigada....

Merci, ma belle Vivi!!kkk mas, não sou essa Deusa toda...a pobre Bel ficou sem a refência que desejava...

vivi disse...

Oi... Papillon... hahaha... então tá vai... que tal Semi-Deusa... rsrs...mas vou deixar para nossa querida Bel e nossa amada DEUSA da informação decidir kkkk...
... Hummm... como não vi nota de rodapé... e nem tecla sap... vou deduzir que Belle... significa Bela rsrs... Ai! Merci... hihihi...mas a Bela aqui é vc meu bem... que vem nos presenteando com essas poesias maravilhosas... só peço que não se sobrecarregue sim... faça no seu tempo ok!!!...
... Esperaremos... pode ter certeza!!! Beijus a todas ...

Anônimo disse...

Não aceito semi-deusas no meu Olimpo Vivi!! Nossa querida Papillon vai ter que assumir ...rss

Por falar nisso Deusa da Cultura você acha que vai ser fácil escapar assim??? Quero minhas referências!!!
Brincadeiras a parte sei que é difícil dar conta de tudo!!! Seja criteriosa e rigorosa bom gosto eu sei que você tem já está fazendo um trabalho maravilhoso!!
Ahh quero saber como posso fazer sugestões e pedidos??? Tenho vários e com referências!!!

bjs

Papillon disse...

kkkkkkkkkkkkk...

Oi, meninas!!
Estou MORTA, mas Viva...estou correndo... aguardem só um pouquinho....

Quanto a vc Bel..gostaria muito de todas as referência mas já expliquei isso...será ótimo se alguem tem e enviar...bom dever de casa,não acha? E quanto poder ou não assumir ser Deusa ou não segue minha respos:
Não me considero Deusa em nada... e aqui sou uma simples mortal nesse mundo como todas vcs em busca de conhecimento...E logo eu que não cultivo icones kkk...isso é coisa de Vivi...e quanto as suas sugestões é só enviar para o blog ou para papillon.amie@gmail.com que publicarei todas aqui...pode eviar com imagens se deseja ou eu mesma faço isso...Agora vc passar a ser colaboradora oficialmente e se tem tempo faz uma vez na semana e assina sua coluna...Bjs.

vivi disse...

Oi!!!
...rsrs... hummm ... espera... perguntei como se escreve desculpe-me em Frânces... me disseram que é assim... "excuse moi" ... já pra falar ..."excuse mua"... é assim mesmo?! rsrs... Então... pelo ícone... verdade a senhorita não gosta... mas ... com ou sem ícone... se bem como disse Bel nada de semi... rsrs... só Deusas nesse olimpo... agora com mais uma... ótima colaboradora né não dona Papillon rsrs... esse cantinho tá cada dia mais gostoso...
kkkk... ainda estou rindo do seu tô MORTA mais viva... Viva muito meu bem... e com calma... com toda tranqüilidade baiana... como vc pode ler te esperaremos sem questionar... kkk... viu não vai me dizer que não é bom ser Deusa kkkk...
... Brincadeiras a parte!!! Cuide-se... como vc disse uma vez... mesmo ausente, sempre presente... Beijus...
Beijus Bel...
Beijus Charlotte...e demais meninas... desse lindo Blog!!!

Anônimo disse...

Papillon,

Sinto-me lisonjeada e honrada com o convite e pode ter certeza que mandarei inúmeras sugestões mas tem um probleminha. Como posso compartilhar o blog com uma deusa?? rsss
O blog é o sucesso que é porque você conseguiu imprimir nele o seu jeito maravilhoso de ser e ver o mundo foi assim que todas nós fomos arrebatadas para esse cantinho... não me perdoaria se por alguma razão eu estragasse isso!!! Digo porque o pouco que conseguimos nos relacionar percebo que temos preferências distintas e selecionar poemas não é tarefa fácil não!!
Ainda bem que sou uma mulher de desafios tenho uma proposta diferente. Vou passar então por uma espécie de processo seletivo te enviarei as sugestões se aprová-las mais do vetá-las significa que passei!!!
Abra seu email na quinta (02/10) ok???

até lá

bjs

Papillon disse...

Oi, lindinha!

Que bom que teremos você aqui como colaboradora....e como não temos deusa isso não será o problema kkkk

Quanto as preferêcias serem ou não distintas isso não importa...minha escolha é feita por muitas razões...e a sua será feita por suas razões...apenas faça....aguardo dia 02/10 ansiosa.


P.S. manda uma imagem para sua coluna e toda vez que vc escrever colocaremos essa imagem com seu nome...vamos fazer tudo bonitinho..não sou a Peh da informatica mas faremos a coisa melhor possível....e acho melhor não ter dias fixos para ser feito com prazer e vai enviando e irei postando no meu tempo e no meu prazer também...se tudo bem para você, nosso acordo fica selado....

Anônimo disse...

Só para constar que o poema Timidez de Cecília é da obra Viagem de 1939. Já enviei o email mas sem expectativas ok??