sábado, 8 de agosto de 2009

Haikai





Alguns haikais de Paulo Leminski



  • rio do mistério
    que seria de mim
    se me levassem a sério?

  • tudo claro
    ainda não era o dia
    era apenas o raio

  • esta vida é uma viagem
    pena eu estar
    só de passagem


  • cortinas de seda
    o vento entra
    sem pedir licença

  • jardim da minha amiga
    todo mundo feliz
    até a formiga


  • não discuto
    com o destino
    o que pintar
    eu assino.

  • amar é um elo
    entre o azul
    e o amarelo

  • a palmeira estremece
    palmas pra ela
    que ela merece

  • nada me demove
    ainda vou ser o pai
    dos irmaos Karamazov

  • na rua
    sem resistir
    me chamam
    torno a existir

  • casa com cachorro brabo
    meu anjo da guarda
    abana o rabo

  • as folhas tantas
    o outono
    nem sabe a quantas

  • amei em cheio
    meio amei-o
    meio nao amei-o

  • pelos caminhos que ando
    um dia vai ser
    só não sei quando

  • abrindo um antigo caderno
    foi que eu descobri
    antigamente eu era eterno
  • tudo dito,
    nada feito,
    fito e deito

  • tarde de vento
    até as árvores
    querem vir pra dentro

  • nadando num mar de gente
    deixei lá atrás
    meu passo a frente

  • noite alta lua baixa
    pergunte ao sapo
    o que ele coaxa

  • acabou a farra
    formigas mascam
    restos da cigarra

  • relógio parado
    o ouvido ouve
    o tic tac passado

  • a estrela cadente
    me caiu ainda quente
    na palma da mão

  • de colchão em colchão
    chego à conclusão
    meu lar é no chão

  • meio dia três cores
    eu disse vento
    e caíram todas as flores






O haikai é um poema originário do Japão.
Como fazer haikai, de acordo com Paulo Leminski
- Você tem a fórmula do conteúdo
-Escolha temas simples: natureza, primavera, verão, outono, inverno;
- O primeiro verso expressa algo permanente, eterno
- O segundo, introduz uma novidade, um fenômeno;
- O terceiro e último, é a síntese;

http://www.revista.agulha.nom.br/pl.html#haicai

Nenhum comentário: