sábado, 4 de abril de 2009

Parabéns Salvador!!


Viva a primeira capital do Brasil!!
Sim, estou atrasada com a notícia, mas ao mesmo tempo justificando trazendo a vocês informação e a Salvador minha homenagem. Essa que é minha cidade natal!!

Salvador completou 460 anos no dia 29 Março e a minha falta de tempo não me permitiu fazer esse post no dia exato a minha amada e querida cidade. Mas, antes tarde do que nunca!!


São Salvador

(Dorival Caymmi)

São Salvador
Bahia de São Salvadora terra do nosso senhor
pedaço de terra que é meu
São Salvador
Bahia de São Salvadora terra do branco mulato
a terra do preto doutor
São Salvador
Bahia de São Salvador
a terra do nosso senhor
do nosso senhor do bonfim
ô Bahia
Bahia, cidade de São Salvador
Bahia, ô, Bahia
Bahia, cidade de São Salvador

Um pouco de história:




Então, no dia 29 de março de 1549 aportava na Vila Velha (hoje Porto da Barra) comandada pelo português Diogo Alvares, o Caramuru , a armada portuguesa. Era assim fundada oficialmente a Cidade do São Salvador que desempenhou um papel estratégico na defesa e expansão do domínio lusitano entre os séculos XVI e XVIII, sendo a capital do Brasil de 1549 a 1763.

Salvador é uma cidade de diversidade de etnias, belezas naturais, arquitetura colonial e marcada pela sua riqueza cultural. É uma cidade encantadora e apaixonante de um povo solidário e acolhedor. Salvador cantante e cantada!!
Salve, Salve Salvador !!!


Video produzido por Papillon em homenagem aos 460 dessa cidade.



Toda Menina Baiana
(Gilberto Gil)

Toda menina baiana tem
Um santo que Deus dá
Toda menina baiana tem
Encantos que Deus dá
Toda menina baiana tem
Um jeito que Deus dá
Toda menina baiana tem
Defeitos também que Deus dá
Que Deus deu, que Deus dá
Que Deus entendeu de dar
A primazia
Pro bem, pro mal
Primeira mão na Bahia
Primeira missa
Primeiro índio abatido também
Que Deus deu
Que Deus entendeu de dar
Toda magia
Pro bem, pro mal
Primeiro chão da Bahia
Primeiro carnaval
Primeiro pelourinho também
Que Deus deuA, a, a, que Deus deu




We Are The World of Carnaval
(Nizan Guanaes)
Ah, que bom você chegou
Bem-vindo a Salvador
Coração do Brasil
Vem, você vai conhecer
A cidade de luz e prazer
Correndo atrás do trio
Vai compreender que a baiano é
Um povo a mais de mil
Ele tem Deus no seu coração
E o Diabo no quadril
We are Carnaval
We are, we are folia
We are, we are the world of Carnaval
We are Bahia


O Canto da Cidade
(Tote Gira/Daniela Mercury)

A cor dessa cidadeSou eu!
O canto dessa cidade
É meu!..
O gueto, a rua, a fé
Eu vou andando a pé
Pela cidade bonita
O toque do afoxé
E a força, de onde vem?
Ninguém explica
Ela é bonita...Uô Ô!
Verdadeiro amor
Uô Ô!
Você vai onde eu vou...
Não diga que não me quer
Não diga que não quer mais
Eu sou o silêncio da noite
O sol da manhã...Mil voltas o mundo tem
Mas tem um ponto final
Eu sou o primeiro que canta
Eu sou o carnaval...




Baianidade Nagô
(Evany)

Já pintou verão
Calor no coração
A festa vai começar
Salvador se agita
Numa só alegria
Eternos dodô e osmar
Na avenida sete
Da paz eu sou tiete
Na barra o farol a brilhar
Carnaval na Bahia
Oitava maravilha
Nunca irei te deixar meu amor
Eu vou Atrás do trio elétrico vou
Dançar ao negro toque do agogô
Curtindo a minha baianidade nagô
Eu queria
Que essa fantasia fosse eterna quem sabe um dia a paz
Vence a guerra
E viver será só festejar
Êô êô laiá êô êô laia

Na Baixa dos Sapateiros
(Ary Barroso)
Na Baixa do Sapateiro eu encontrei um dia
A morena mais frajola da Bahia.
Pedi-lhe um beijo, não deu,
Um abraço, sorriu,
Pedi-lhe a mão, não quis dar, fugiu...
Bahia, terra da felicidade,
Morena, eu ando louco de saudade.
Meu Senhor do Bonfim
Arranje outra morena igualzinha pra mim.
Oh! amor, ai,
Amor bobagem que a gente não explica, ai, ai,
Prova um bocadinho, ô
Fica envenenado, ô
E pro resto da vida é um tal de sofrer
Ôlará, ôleré.
Ô Bahia,
Bahia que não me sai do pensamento.
Ouve o meu lamento, ô
Na desesperança, ô
De encontrar nesse mundo
Um amor que eu perdi na Bahia, vou contar.
Ô Bahia,
Bahia que não me sai do pensamento...

Salvador é Um Porto Seguro
(Moraes Moreira)
Salvador é um porto seguro
Seguro que é tanta agonia
Há tanta beleza
Tanta tristeza e alegria
É um porto, é um porto sete portas
Sempre abertas pra magia
De todos os santos
Que vem baixar na Bahia
É um porto parto e chego
Fica o nêgo e português
Olho aberto de índio
Enxergando até chinês
É um porto, é um porto
Portugal
É um porto, é um porto é um
Carnaval

A Bahia Te Espera
(Chianca de Garcia/Herivelto Martins)
A Bahia da magia, dos feitiços e da fé.
Bahia que tem tanta igreja, que tem tanto candomblé.
Para te buscar nossos saveiros já partiram para o mar.
Yayá Eufrásia, ladeira do Sobradão
Tá preparando seu candomblé
Velha Damásia da ladeira do mamão
Tá preparando o acarajé
Para te buscar nossos saveiros já partiram para o mar
Nossas morenas roupas novas vão botar
Se tu vieres, virás provar o meu vatapá
Se tu vieres viverás nos meus braços a festa de Yemanjá
Vem, vem, vemVem em busca da Bahia
Cidade da tentação
Onde o meu feitiço impera
Vem
Se me trazes o teu coração
Vem
Que a Bahia te espera


Bahia, Bahia, Bahia, BahiaaaaRebentão
(Carlos Pita)
Moro numa cidade cheia de ritmos
Que sobe e que desce ao som da maré
Ela canta, ela dança
Ela toca, ela vibra
Ele bate com a mão
Ela dança com o pé
Ele faz samba na porta do ônibus
Liberdade é o negro do ilê
Ela dança com a lata na cabeça
Sua trança bonita, ela é badauê
Iô, iô, iô, rebentãoIô, iô, iô, de maré
Ele bate na palma da mão
Ela dança com a ponta do pé
Moro numa cidade cheia de ritmos
Que sobe e que desce ao som da maré
Ela canta, ela dança
Ela toca, ela vibra
Ele bate com a mão
Ela dança com o pé
Eles passam cantando com a tribo em festa
É muzenza na cor, é muzenza na fé
Basta ouvir os tambores tocando
Que a cidade já sabe Olodum como é

É D'Oxum
(Gerônimo/Vevé Calazans)

Nessa Cidade Todo Mundo É d'oxum
Homem, Menino, Menina, Mulher
Toda Essa Gente Irradia Magia
Presente Na Água Doce
Presente n'água Salgada
E Toda Cidade Brilha
Seja Tenente Ou Filho De Pescador
Ou Importante Desembargador
Se Der Presente É Tudo Uma Coisa Só
A Força Que Mora n'água
Não Faz Distinção De Cor
E Toda A Cidade É d'oxum
É d'oxum, É d'oxum, É d'oxum,
Eu Vou Navegar, Eu Vou Navegar
Nas Ondas Do Mar, Eu Vou Navegar
É d'oxum, É d'oxum



Vídeo produzido por Salvador na Sola do Pé para prestar uma homenagem aos 460 anos da cidade do São Salvador da Bahia.






http://salvadornasoladope.blogspot.com/2009/03/sao-salvador-da-bahia-o-video.html

Nenhum comentário: